O Município





Baixa Grande é um município do estado da Bahia, localizado a 252 km da capital, no piemonte da Chapada Diamantina.  O município está inserido no território de identidade da Bacia do Jacuípe, situado na mesorregião Centro Norte Baiano, na microrregião geográfica de Itaberaba. 


Fonte SIG-Bahia

Sua população é estimada em 20.069 habitantes, segundo último censo. Possui uma área de  947 km² e sua densidade demográfica é de 21,19 hab./Km² . 

Integram o município as seguintes localidades: 

Povoado de Viração - Situada ao leste a 17 km da sede de Baixa Grande. Tem como referências o cultivo de milho, feijão e mandioca. O “Grupo Capelinha de São João” mantém a tradição do Samba de Roda e Chula; Grupo de Mulheres com cantiga de rodas e grupo de forró pé de serra “Fogo Ardente”, além de muitas rezadeiras. Ainda há uma vasta culinária seguindo preceitos da antiga geração como cozinhar em fogão de lenha e artesanato em cipó e palha de licuri. Encontra-se também casarões do século XVII em estado de deteriorização e a Igreja que segundo relatos de moradores foi a primeira igreja do município de Baixa Grande.


Povoado de Mandacaru - Fica situada a leste de Baixa Grande, a 31 km da sede do município, interligando Baixa Grande ao Município de Pintadas. Referências no cultivo de milho e feijão e na criação de gado de leite. Principais manifestações culturais: grupos de samba e chula; teatro; grupo de mulheres com cantiga de rodas e reisado; grupo de cavalgada; sanfoneiros; grupos musicais; aboiadores; cantiga da bandeira (Tradição e Boi roubado);


Povoado de Italegre - Fica localizada a 17 km da sede do município na estrada ao Oeste com sentido a cidade de Mairi. Predomina o cultivo de milho, feijão e mandioca. Principais manifestações culturais: grupos de reisado, samba e chula; grupo de mulheres com cantiga de rodas, artesanato em cipó e palha de licuri e couro, bordado, crouchê e pintura em tecido.



Povoado de Lagoa do Mamão - Fica localizada a 15 km da sede do município na estrada oeste com sentido a cidade de Macajuba. A base econômica é a agricultura através do cultivo de milho, feijão e mandioca. Principais manifestações culturais: grupo de reisado e samba de roda; cultuação ao candomblé; grupo de mulheres com cantiga de rodas, festa tradicional de Cosme e Damião, e caboclos. Além de Bumba-meu-boi com grupo de vaqueiros, traição e boi roubado. As pessoas da comunidade também fazem artesanato em cipó e palha de licuri, bordado, crouchê, pintura em tecido e artesanato em barro.



Povoado de Tabuleiro - Fica localizada a 08 km da sede do município estrada que liga Baixa Grande a cidade de Mundo Novo. Predomina o cultivo de milho, feijão e mandioca e a principais manifestações culturais são: grupo de reisado samba e chula; grupo de mulheres com cantiga de rodas, teatro, grupo de capoeira, boi roubado, traição, leilão e aboiador. Lá também fazem artesanato em cipó e palha de licuri, bordado, crouchê e pintura em tecido.


Comunidade de Santana - Fica localizada a 15 km da sede do município, estrada sul do município sentido a cidade de Ipirá. Cultiva milho, feijão e mandioca. Suas principais manifestações culturais são: grupo de reisado samba e chula; grupo de mulheres com cantiga de rodas, Bumba-meu-boi, grupo de capoeira, grupo de teatro e grupo musical. Tem artesanato em cipó e palha de licuri, escultura, bordado, crouchê e pintura em tecido. (Fonte: http://www.baciadojacuipe.com.br)





Fonte: Portal Bacia do Jacuípe

Bandeira Municipal



Brasão

2 comentários:

  1. Oi tudo bem meu nome e Celio Murilo sou Professor de Historia e Filosofia em Sao Paulo com raizes nas cidades de Baixa Grande,Macajuba e Ipirá estou fazendo a arvore genealogica e preciso dos seguintes dados os nomes dos pais e avós de Celestino da Silva Machado antigo dono da Fazenda Estaleiro em Baixa Grande era meu trisavô e se Fabriciano da Silva Machado que era medico era irmão de Celestino e se Vicente da Silva Machado que alugou uma casa em 1865 para o exercito era o pai de Celestino e os nomes dos antigos donos da Fazenda Caiçara em Macajuba que eram da Fazenda Silva Machado,obrigado e tudo de bom.

    ResponderExcluir
  2. Quantos habitantes no último censo?

    ResponderExcluir